quarta-feira, 6 de abril de 2011

Da Vinci, Monalisa e seus mistérios

Pelo lado esquerdo, a beleza é bem maior
Monalisa, La Gioconda, Lisa Gherardini. Afinal, qual o verdadeiro nome da obra prima da arte mundial, pintada por Leonardo da Vinci? E em quem o famoso pintor renascentistas se inspirou para fazer tão perfeita obra?
São mais de 500 anos de Monalisa e quase a mesma quantidade de tempo que pesquisadores e historiadores fazem perguntas sobre a famosa e intrigante obra de Da Vinci. A  última novidade surgid agora diz que pesquisadores italianos começaram escavações em um antigo convento florentino , na tentativa de encontrar os ossos de uma mulher da época da pintura, que seria a musa inspiradora de Leonardo da Vinci.Seu nome: Lisa Guerardini, mulher do famoso mercador de seda chamado Francesco del Giocondo. Segundo os pesquisadores envolvidos nessa nova empreitada, o tradicional nome pelo qual Monalisa é conhecida na Itália e em partes do mundo, La Gioconda, é uma associação perfeita ao nome do mercador italiano, Francisco Giocondo, daí o nome ser pronunciado no feminino.
O mistério em torno da Monalisa intriga pesquisadores há quase 500 anos, iniciado logo depois que Da Vinci fez sua mais perfeita obra, que foi iniciada em 1503 e finalizada em 1507.
O sorriso de Monalisa, um outro grande mistério, que segundo historiadores e pesquisadores atribuem ao fato de Leonardo da Vinci ter retratado um sorriso feminino por um lado e o masculino por outro, é sedutor e consegue-se ver com mais perfeição do lado esquerdo, justamente o feminino. As mãos perfeitas e o padrão do corpo só pela metade de la Gioconda retrata a beleza da mulher da época do famosos pintor renascentista.
Ao final dessa nova pesquisa no convento florentino, espera-se um melhor desfecho dos tantos mistérios que envolvem a famosa obra do pintor Leonardo da Vinci, que também foi escultor, cientista e considerado um dos maiores gênios da humanidade.

11 comentários:

  1. A pintura foi trazida da Itália para França pelo próprio Leonardo, em 1506, quando este foi convidado pelo rei Francisco I de França para trabalhar na sua corte. Francisco teria então comprado a pintura, que passou a estar exibida em Fontainebleau e, posteriormente, no Palácio de Versailles.
    Foto da parede do Louvre onde se encontrava o quadro em 1911, pouco após ter sido roubado.
    Só após a Revolução Francesa, o quadro foi exposto no Museu do Louvre, onde se conserva até hoje. O imperador Napoleão Bonaparte ficou apaixonado pelo quadro desde a primeira vez que o viu, e mandou colocá-lo nos seus aposentos. Porém, durante as guerras com a Prússia, a Mona Lisa, bem como outras peças da colecção do museu francês, foi escondida num lugar seguro.
    A 22 de Agosto de 1911, já na segunda década do século XX, cerca de 405 anos após ser pintada por Leonardo da Vinci, a Mona Lisa foi roubada. Muitas pessoas, incluindo o poeta francês Guillaume Apollinaire e o pintor espanhol Pablo Picasso, foram presas e/ou interrogadas sob suspeita do roubo da obra-prima da pintura italiana. Quanto a Guillaume Apollinaire e a Pablo Picasso, foram soltos meses mais tarde. Acreditou-se, que a pintura estava perdida para sempre, que nunca mais iria aparecer. Todavia a obra apareceu na Itália, nas mãos de um antigo empregado do museu onde a obra estava exposta, Vincenzo Peruggia, que era de fato, o verdadeiro ladrão.
    Algum tempo após o sumiço de Mona Lisa, um psicopata jogou ácido sobre ela, danificando parte inferior da obra. Foram anos e anos de reforma.
    Em 2 de agosto de 2009, uma mulher russa jogou uma xícara vazia de café contra o quadro. A pintura não foi danificada, pois a xícara quebrou na proteção de vidro à prova de balas que existe antes do painel. Segundo as autoridades, a mulher só fez isso porque estava indignada após não conseguir a cidadania francesa. A russa foi presa imediatamente.

    ResponderExcluir
  2. Belo comentário, caro anônimo. Da Vinci, como outros pintores italianos da época da Renascença, fizeram o que de mais belo existe na arte desse período. Além da Monalisa (eu escrevo uma palavra só), Leonardo, que foi um garoto prodígio, fez a belíssima Santa Ceia, e Michelângelo, também italiano, pintou o belo teto da Capela Sistina. São obras que o mundo admira e que quem os concebeu eram de fato, gênios da pintura. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. ual belo texto
    essa é uma historia que muito me intriga
    e utilizaram no quadro um infravemelho
    que identificou vel pintado por tras dos cabelos de monaliza
    outra coisa intrigante nao acham???

    ResponderExcluir
  4. malz, a mona lisa foi uma gostosona :D

    ResponderExcluir
  5. Uma pintura realmente MUUUITO misteriosa!!!
    Ae, anonimo, cuidado, agora a monalisa vai te peegar aushuashuashuahsuashuas

    ResponderExcluir
  6. Mais a tabem relatos sobre alguma coisa relacionada a alquimia.
    "Ela veste roupa nas cores vermelha e verde, as duas cores fundamentais da Alquimia, ou seja, as cores do Leão Verde e do Leão Vermelho, as duas mais poderosas forças da Alquimia, nosso Ser (verde) e nossa Mãe Kundalini (vermelho).

    Suas mãos estão numa postura (mudra) de defesa, representando que ela alegoriza a ciência hermética, esotérica. E Ela mostra não a totalidade dos dedos de suas mãos, mas unicamente 9 dedos.

    O que representa o número 9 dentro da Alquimia senão o Arcano 9 do Tarô, o Eremita solitário? A Nona Esfera da Magia Sexual? Os 9 Céus e os 9 Infernos de Dante?

    Lá no fundo do quadro vemos dois Caminhos, as famosas Vias Seca e Úmida da Alquimia Sagrada.

    O Caminho Úmido, indica a Senda Nirvânica, que é uma senda maravilhosa, e o Caminho Seco, que assinala o Caminho Direto para Deus, para o Absoluto, que é um Caminho Superior. Porém, esses dois Caminhos só existem quando compreendemos que eles têm um Guardião, que é essa bela e austera Senhora, nossa Mãe Divina Interior Kundalini. Sem Ela.não há verdadeiro trabalho de Alquimia.

    Da Vinci conhecia a fundo a ciência alquímica e por meio da Inspiração ele conheceu sua Mãe Divina particular, pois todos nós temos a nossa própria e íntima Mãe. Ah, uma última observação: os nomes Mona Lisa e Gioconda têm as 3 letras fundamentais IAO, que são os mantras secretos dos gnósticos. IAO é um dos mantras sagrados da Magia Sexual."

    ResponderExcluir
  7. Mona Lisa obra de grande mistério.Já descobri em videos coisas q não podem ser vistas a olho nu
    1-Ela tem 6 dedos em uma mão.
    2-Ela tem mancha no queixo e perto do olho.
    3-Ela tem na pupila direita a sigla LV acredita-se que essa seja a sigla do criador da obra e na pupila esquerda tem a sigla BS que poderia apontar para a identidade da moça.
    4-Também foi descoberto no arco da ponte atras de Mona Lisa a sua direita o numero 72 ou L2.
    5-Acredita-se também que a Mona Lisa seja o Leonardo da Vinci na forma feminina.
    Eu espero ter ajudado as pessoas que estão procurando mistérios da Mona Lisa como eu estou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como assim 6 dedos em uma mao nao vi 6 nao to cega em

      Excluir
  8. Os cabelos são na verdade encaracolados, e não liso, deve ser o véu ...

    ResponderExcluir
  9. o segredo desse quadro esta na testa da monalisa,tem um homem bem visivel desenhado na fronte da monaliza..

    ResponderExcluir