terça-feira, 19 de abril de 2011

Nelson é e será sempre Nelson!

 

Ontem fez 13 anos do falecimento de Nelson Gonçalves.Não postei matéria sobre ele ontem por falta de tempo, pois como tinha muitos assuntos, as horas foram passando e deixei para fechar o dia de hoje. Nelson foi para muitos, o Frank Sinatra brasileiro. Acho pouco. Nelson, penso, tinha um significado bem maior. Para o brasileiro é eterno. Frank Sinatra, que não deixa de ser também um ícone da música internacional, é considerado o maior para os filhos de Tio Sam. Talvez o Nelson Gonçalves americano, que tal? Aqui  para nós, não. Nelson reinará sempre e sempre. Aliás, no meu perfil do Blog, escrevi que era mais Nelson Gonçalves que Sinatra. E podem crer, é verdade.
Tenho na mente algumas histórias sobre Nelson Gonçalves, aliás, sobre amantes da música deste grande cantor natural do Rio Grande do Sul, que na juventude foi lutador de boxe. A primeira é sobre um violonista destes que andavam de bar em bar, violão nas costas, cantando por uma dose de cachaça. Seu apelido: Zé do Violão. Tocava bem, o cara. Ele tinha um amigo, Peba, iniciante da prática de tocar violão e beber. Os dois tiravam dias e dias pelas ruas da cidade tocando, falando da vida e bebendo nos bares.  Zé era fissurado por Nelson Gonçalves, enquanto Peba era fan de carteirinha de Altemar Dutra. No repertório desses dois boêmios podia faltar qualquer música, mas  a "Marcha dos Marinheiros", de Dilermando Reis, "Sentimental", de Altemar Dutra  e "A volta do Boêmio", de Adelino Moreira e Nelson Gonçalves eram certas. Confesso que crescí e não sei o que deu da vida deles. Mas nunca esqueci.
Ainda sobre o grande boêmio Nelson Gonçalves: Certa feita fui a um show seu no Carrossel. Sinceramente, o cara era magérrimo, elegante e de uma voz realmente fantástica. Foi uma realização para mim, pois conheci a obra de Nelson desde garoto, inclusive sei dezenas de músicas de cor, mesmo que só tenha um disco seu, talvez o seu último trabalho, onde interpreta canções de Marisa Monte, Lulu Santos e se não me engano Lobão. Mas Nelson, podem crer, era genial. E o Blog homenageia seus fans (todos nossos pais, tios, etc) com um DVD inédito seu. Ao vivo, Nelson cantando a Volta do Boêmio. Curtam Nelson Gonçalves, ele é cult!

Nenhum comentário:

Postar um comentário