sexta-feira, 1 de abril de 2011

Tuna e Paysandu será no Souza, para evitar o "efeito Doril" na renda.

Fabiano acha que no Souza "dá boa renda".
Perfeita, sob todos os aspectos, a decisão do presidente da Tuna Luso Brasileira, Fabiano Bastos, em reivindicar junto à FPF, o jogo entre Tuna e Paysandu pelo Segundo Turno, para o Estádio do Souza. Segundo Fabiano, já que o mando de campo é da Tuna, a partida vai ser realizada no Francisco Vasques. "É um direito que nos assiste. Nosso estádio é bem melhor do que muitos que existem por aí, principalmente os do interior. Então nada mais justo do que reivindicarmos a partida do dia 17, contra  o Paysandu, para o Estádio do Souza", argumentou Fabiano. De acordo com o presidente cruzmaltino, junto com o documento em que solicita a mudança do local do jogo entre Tuna e Paysandu, foi também solicitada a exclusão do nome do árbitro Delson Fernandes Freitas do sorteio para ser o juiz da partida. "Este árbitro" -fala o Presidente- "prejudicou a Tuna no jogo contra o Cametá, pela primeira fase, não marcando um pênalte clamoroso já quase no final da partida, fazendo com que nós não nos classificássemos para o quadrangular final. Nós temos o DVD do jogo, que mostra perfeitamente que a falha deste juiz foi um escândalo, e nos gerou um prejuízo de pelo menos 200 mil reais", desabafou o Presidente.
O presidente da Tuna usa como álibe também para a partida ser realizada no Francisco Vasques, o fato de no jogo passado com o Remo o público ter sido pouco mais de seis mil expectadores. "Nosso estádio tem capacidade para cinco mil ou pouco mais. É mais ou menos esse o público de nossos jogos. Se por acaso der prejuízo, tudo bem, a gente segura as pontas. Segundo Fabiano, é temeroso jogar nos campos particulares de Remo e Paysandu, principalmente na Curuzu, onde o "efeito Doril" sempre acontece.
O  preaidente Bastos tem toda a razão. Inclusive, membros da torcida cruzmaltina, desde o último jogo já haviam conversado sobre esse assunto, embora não tenha sido tratado com o Fabiano. Como base também, vale o jogo entre Paysandu e Bahia, quando a Imprensa divulgou que tinham mais de 25 mil pessoas, mas que no borderô do Paysandu só apareceu a renda de 16 mil. "No Souza, se der cinco mil pagantes, seráão apresentados valores de cinco mil. Isso todos podem ter certeza", disse o presidente da Tuna.

13 comentários:

  1. Com todo o respeito, dificilmente o jogo será no Souza. O maior erro da Tuna foi ter permitido que o jogo com o PSC no primeiro turno fosse no péssimo estádio da Curuzú. O gramado do Souza é um pouco melhor, mas o problema é que a Tuna não tem força na FPF para fazer valer seu direito.
    Gostaria sim que o jogo ocorrese no Souza. Isso de que no mangueirão tinha 25000 é lorota. No máximo havia 20000 no mangueirão. Mas isso de existir um público e ser informado outro é a coisa mais normal no futebol brasileiro, até porque - no Brasil, a principal fonte de renda dos clubes (especialmente no norte e nordeste) é a renda dos jogos. Nos outros países renda de jogo é a 4ª ou 5ª fonte de receita de um clube.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Particularmente, acho que a Tuna tem sim que fazer valer o seu direito de mando de campo e manter o jogo contra o Paysandu para o velho Chico. Os estádios de Marabá e Cametá são bem piores do que o da Tuna e ainda assim receberam Remo e Paysandu lá!
    A Tuna não pode jogar no Mangueirão para ter prejuízo, como aconteceu no jogo contra o Remo. Se é para ter prejuízo ou que arrecade pouco, que seja no estádio do Sousa.
    Quanto a Tuna não ter força na FPF, isso pode até ser verdade mas não se pode varrer o regulamento para baixo do tapete. Agora, seria bom mesmo termos uma melhor representação junto aos órgãos esportivos do estado pois a Tuna tem tradição patrimônio e muita gente que poderia ajudar o clube mas fica escondida, vendo a história passar. Como estariam se sentido, se vivos estivessem, os fundadores desse centenário e golrioso clube?
    Lamentável!

    ResponderExcluir
  4. Entre inúmeras coisas que faltam na Tuna meu amigo VON é uma representação forte na FPF e no futebol Paraense. Concordo com você, pois se o PSC jogou na Curuzú no primeiro turno, nada mais justo que a Tuna jogar no Souza.
    Quanto a como estariam os fundadores, eles devem estar loucos onde quer que estejam, pois ver o que fizeram com a Tuna ao longo dos anos (vender títulos remidos a torta e a direita, alugar as dependências para treme terra e cia, etc.) é brincadeira!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Acho sacanagem determinadas posições. Nós somos contra "os treme terras", isso é fato. Mas o que queríamos era uma posição menos estreita, menos preconceituosa com a Tuna. As coisas só acontecem quando existe união. Falar, falar, e nada fazer para ajudar, é de lascar! Nós -tanto eu como o Gerardo- somos contra muitas coisas na Tuna. Porém, em vez de só criticarmos e cruzarmos nossos braços, ajudamos, participamos. Por que fazemos isso? Porque somos realmente cruzmaltinos!

    ResponderExcluir
  6. Eu não sou preconceituoso com a Tuna. Pelo contrário, como luso descendente queria que a Tuna voltasse a ser a terceira força do nosso futebol. Mas com atitudes sérias. Acho que falta justamente UNIÃO de todos.
    Agora só não concordo com o que aconteceu, de alugar o espaço da Tuna para treme terras. Isso é o fim.
    A Tuna poderia fazer como faz a associação Vasco da Gama, que vai fazer um jantar com a apresentação de uma fadista. Poderia justamente organizar jantares, vendendo para a comunidade portuguesa e tunantes de coração. Os jantares na Vasco da Gama são sempre lotados. Isto ajudaria a Tuna aumentando sua receita e seria uma forma de "abrir as portas" para que as pessoas conhecessem mais a Tuna, suas instalações, etc. Muita gente sequer conhece a boate e outras instalações lusas.
    Esse poderia ser um passo importante para a Elite do Norte, bem melhor do que fazer o clube de um espaço pop som, treme terra, etc.
    O amigo poderia repassar esta idéia aos diretores tunantes.

    ResponderExcluir
  7. Pode crer. E ainda voui indicar o caro colega para fazer parte, digamos assim, da diretoria social, que acho poderia ser um lugar onde seus conhecimentos e sua penetração na comunidade como luso descendente poderiam ajudar e muito a nossa Tuna. Agora tem que vestir a camisa. Embora remista (que não sei se vão aceitar lá), acho que poderias contruibuir com muitas coisas boas.

    ResponderExcluir
  8. Mais uma vez a GRANDE ÁGUIA, a ELITE DO NORTE, BI-CAMPEÃ BRASILEIRA, vai sendo apequenada por uma diretoria mais do que incompetente. Eu não consigo entender como uma coisa tão SIMPLES não é compreenida por um ser humano que chega ao cargo de presidente. ALÔÔ, SR. FABIANO, TERRA CHAMANDO!! A Fenômeno Azul não compareceu no Mangueirão no jogo contra a Tuna simplesmente porquê vocês inventaram de querer a renda toda só pra vocês. Se ela fosse dividida, como deveria ser todo GRANDE CLÁSSICO, seria casa cheia, e muito mais dinheiro pra ambos os times. A mesma coisa contra o Paysandu. Mas não, seu pensamento MINÚSCULO te leva achar que um jogo no SOUZA dá boa renda. Pelo amor de Deus. Eu vou naquele estádio todo jogo, o Sr. e eu sabemos que dá 6.000 pessoas no máximo. Isso é renda decente pra um time do tamanho da Tuna, que busca soerguimento? Faça-me o favor.

    Sou remista, mas gosto da Tuna e sonho com o futebol paraense de volta aos grandes postos do futebol brasileiro, de onde nunca deveria ter saído. Mas pelo que vejo, isso vai ter que ficar a cargo de outros times.

    Boa sorte ano que vem, que a 2ª vaga da Série D já tem dono. E isso não é culpa do Derson não.

    ResponderExcluir
  9. Caro Luiz,
    O fato de ter criticado a gestão e apontado alguns erros do clube, não quer dizer que seja preconceituoso com a Tuna. Você apenas colocou seu pensamento e seu ponto de vista sobre o momento atual do clube. Agora, seria importante ter mais esclarecimento e conhecimento de causa sobre o assunto.
    Sou sócio e freqüentador da Tuna há pelo menos 15 anos e colaborador do clube, principalmente dos esportes, há uns seis anos. Não sou luso-descendente, pelo contrário, minha mãe é neta de americanos e meu pai cearense, mas minha esposa é neta (da gema) de uma portuguesa nascida em Portugal e meu filho mais velho (19) é torcedor fanático da Tuna e sempre que pode vai aos jogos da Lusa. Como você sabe, sou também o editor do blog da ATAT.
    Ser luso-descendente é importante mas não é necessariamente um fator preponderante para o sucesso do clube. Certamente a união desse segmento com as demais forças que sempre fizeram a Tuna pode ser o diferencial que está faltando.
    Quanto a ser terceira força do futebol do Pará, isso também não faz diferença. Na verdade, eu quero é que a Tuna seja a primeira força em todos os esportes e não a terceira. Agora, para isso temos que agir e tomar atitude!
    Quanto a decisão da diretoria da Tuna de alugar parte do clube para uma aparelhagem do tipo “saudade” (e não “treme-terra” ou “Pop-Som”) como você colocou (nós também não somos a favor disso), talvez tenha sido uma alternativa tomada justamente pela falta de apoio financeiro que o clube precisa mas não vem tendo de onde mais se esperava. Se você fosse presidente de um clube como a Tuna e chegasse no final do mês sem recursos suficientes para pagar a folha de seus funcionários, em torno de R$60 mil, o que você faria? Provavelmente você dirá que elaboraria um plano de ação capaz de resolver os problemas de planejamento e marketing do clube. Está parcialmente certo, mas isso só não resolveria o problema, visto que um clube do tamanho da Tuna necessita do apoio das autoridades e de patrocinadores, tanto quanto Remo, Paysandu e agora até os times do interior recebem apoio de suas prefeituras, menos a Tuna! Já que o apoio não tem vindo, talvez tenha sido necessário mesmo buscar recursos em outras fontes para pagar os compromissos e evitar problemas na justiça.
    Quanto ao meio usado pela associação Vasco da Gama para arrecadar recursos, não poderei comentar pois não conheço detalhes da associação por nunca ter tido o prazer de participar de uma dessas reuniões. O que posso lhe dizer é que a Tuna já fez vários jantares com essa finalidade, dos quais participei de alguns, mas quase não teve o apoio esperado. Talvez tenha faltado uma melhor divulgação ou quem sabe até uma fadista ou outra atração típica portuguesa para chamar mais a atenção da comunidade! Inclusive já fiz alguns comentários sobre esse assunto, onde disse que não entendia como a Tuna Luso, um clube de origem portuguesa, não tenha atrações típicas para agregar a comunidade!
    Acredito que o primeiro passo para conhecer melhor um clube seja comprando um título e participando ativamente de suas atividades ou quem sabe de suas decisões.
    Não sei se você é sócio da Tuna mas caso seja, gostaria de convidá-lo a participar de nossos encontros que costumam acontecer todos os sábados, a partir das 16h, na Confraria da Sauna, localizada bem ao lado das saunas. Nesse espaço, geralmente reúnem-se sócios e torcedores tunantes, membros ou não da Confraria da sauna, para momentos de laser, descontração e onde aproveitamos para debater alguns assuntos de interesse do clube. Você poderá fazer parte dessa Confraria, caso queira, ou então apenas nos dar o prazer de sua visita. Quem sabe goste e passe a ajudar mais o clube com suas sugestões e atitudes, inclusive trazendo mais colaboradores para a Tuna.

    ResponderExcluir
  10. Ao Thiago
    Para esclarecer melhor o assunto aos menos informados, a renda do jogo entre Tuna Luso e Clube do Remo, no primeiro turno, foi negociada e dividida em 50% para cada time. O problema é que esse jogo teve 7.434 pagantes, 1.760 credenciados, com uma renda total de R$104.580,00, sendo as despesas de R$67.096,44 (absurdos 64% da renda total), sobrando apenas R$18.741,78 (cerca de apenas 18% do total) para cada time. Veja que as despesas desse jogo somaram o absurdo de quase quatro vezes o valor da cota que sobrou para cada um dos clubes. Com esse alto custo não dá para fazer futebol no Mangueirão amigão! Outra coisa, conforme acordado entre os clubes, no segundo turno o jogo entre as duas equipes deverá ser no Mangueirão, com renda dividida novamente!
    O jogo do primeiro turno entre Paysandu e Tuna Luso, na Curuzú, teve 6.772 pagantes (renda não informada mas toda para o Paysandu, tirando as despesas que também não foram informadas). O Paysandu era o mandante desse jogo e fez a opção de realizar o jogo em seu estádio e ficar com toda a renda, sem dividir com a Tuna. Portanto, agora é a vez da Tuna fazer valer o seu mando de campo, escolher o local do jogo e ficar com a renda toda, sem alarde! O estádio do Sousa foi vistoriado e aprovado pela mesma equipe que vistoriou os demais estádios, portanto é legítima!
    A Tuna fazendo o jogo em seu estádio e cobrando os ingressos ao preço de R$20,00, arrecadará em torno de R$100.000,00. Se tiver os mesmos 64% de desconto que teve no Mangueirão, contra o Remo, ainda assim arrecadará 36% da renda, ou seja R$36.000,00 aproximadamente, o dobro do que recebeu naquela ocasião. Acontece que como o jogo será no Sousa e as despesas também serão menores, certamente a Tuna receberá uma cota bem maior pois ela mesma irá administrar a confecção e venda dos ingressos.
    Talves não seja somente a Tuna que esteja se apequenando e viajando em outra órbita, como você sugeriu.
    O problema é que se for para a Tuna fazer o jogo num Mangueirão viciado e cheio de despesas, e ter que pagar mais 64% de despesas, é preferível fazer o jogo no Sousa mesmo. É elementar meu caro!

    ResponderExcluir
  11. Desculpem amigos pelo "talves", digitado erradamente. Corrijam para talvez.
    Sds cruzmaltinas!

    ResponderExcluir
  12. Ao amigo VON,
    Eu não sou sócio da Tuna, mas qualquer diz podemos combinar de em fazer uma visita à Vila Olímpica. Penso que você tem boas idéias. E como disse, a Tuna deve abrir as portas para a comunidade luso brasileira, promovendo jantares e parcerias. Meu e-mail é luizpaulopina@yahoo.com.br

    Ao amigo Marcos Moraes,
    Vou ser sincero, não tenho vivencia na parte social. O que posso fazer são em idéias, minha parte é mais no futebol diretamente, pois trabalhei 2 anos (como diretor e supervisor) e atualmente com logística. Quem sabe um dia não faço parte do futebol da Tuna?!

    ResponderExcluir
  13. Caro Marcão,
    Seja onde for nós vamos invadir tua praia. E depois tomar umas,
    Abs
    Emman

    ResponderExcluir