segunda-feira, 14 de abril de 2014

O adeus ao professor e GB Péricles Oliveira

O GB Péricles Oliveira, que faleceu sexta-feira: grande perda para a Tuna
O final de semana foi marcado por dois fatos dos mais tristes para nós cruzmaltinos. Na sexta-feira, por volta das 14 horas, nosso companheiro Mário Mangas foi assaltado em sua residência, no bairro da Pedreira, tendo sido amarrado, juntamente com sua filha, pelos assaltantes. Os bandidos levaram vários aparelhos de televisão , além de jóias, dinheiros e computadores do Mário. Nossa solidariedade, dos companheiros da Confraria e dos cruzmaltinos à família e ao Mário Mangas, que felizmente está bem e com 
saúde.
A outra nota triste, aconteceu pouco depois das 4 da tarde da mesma sexta-feira, quando recebemos a notícia do falecimento do GB Péricles Oliveira, nosso amigo e figura das mais queridas e carismáticas dentro da Tuna Luso Brasileira.9
Professor Péricles, como todos os tratavam, inclusive eu, dedicou mais de 50 anos de sua vida à Tuna. Foi partícipe de vários diretorias, atuou no Conselho Deliberativo, Assembléia Geral, foi Secretário do clube, enfim,  trabalhou e honrou como grande cruzmaltino sua vida na Tuna Luso Brasileira.
Era figura certa nas domingueiras, cumprimentando a todos, sempre sorridente. Aliás, o sorriso, a simpatia foram características do professor Péricles Oliveira.
Inteligente, grande orador e um dos maiores conhecedores da história da Tuna, professor Péricles sempre que era convidado para falar sobre nossa Águia, o fazia com o coração florido, com uma felicidade ímpar.
Costumava, em seus pronuncimentos perfeitamente elaborados,  lembrar os áureos períodos de vitórias da Tuna nos vários esportes que sempre participou e nos muitos concursos sociais de rainhas e misses. Através de um belo e bem elaborado arquivo fotográfico, organizou a história da Tuna dos últimos 50 anos, período em que esteve bastante ativo em vários setores do clube, principalmente na área social, onde era grande conhecedor do assunto, além de ter também trânsito livre na Imprensa, fosse radiofônica, jornalismo escrito e televisiva. 
Em um Informativo da Tuna, que criei quando presidi o clube, Péricles Oliveira  foi um dos colaboradores contando sempre a história da vida de um personagem importante dentro da Tuna. Era sempre focado um Grande Benemérito, ex-presidente ou Benemérito. Fazia questão de mostrar para os mais novos a importância dos antigos cruzmaltinos, na realidade, os que criaram o patrimônio que hoje desfrutamos.
A Tuna perdeu um grande cruzmaltino; o Pará um intelectual, poeta, cronista atuante. Como professor, era querido por todos os que tiveram o privilégio de tê-lo como mestre. 
A  família do  GB Péricles Oliveira deve ter hoje centenas de belos escritos em seu arquivo pessoal em sua "Sala de Estudos", onde atendia sempre os amigos ao vivo ou em um telefone particular. Escritos sobre a Tuna, poesias, sonetos, crônicas. 
Todos sentirão falta da figura humana do professor
Péricles Oliveira. Posso garantir, que durante toda minha vida de Tuna Luso Brasileira jamais  o vi de mal humor, irritado, nervoso. Sempre estava sorridente, radiante, tranquilo, cumprimentando a todos. 
O professor e GB Péricles Oliveira é mais um cruzmaltino que se vai. Somos poucos hoje e menos que semana passada. Por isso faço um alerta:  temos que nos unir e encontrar fórmulas de fortalecer nosso clube em todos os seus setores, a partir de sua diretoria executiva, de sua diretoria social, em todos os esportes, inclusive no futebol, pois ele nos dá mídia e se conseguirmos vitórias  tranquilamente poderemos fortalecer a vinda de novos associados e torcedores.
Temos que ter dirigentes e torcedores que se dediquem ao clube com trabalho e amor, como tão em fez o GB Péricles Oliveira, e com isso fazer valer uma frase que o GB Péricles sempre usava: "A Tuna é o único que é Clube e Time". 
Adeus, professor Péricles. Sua grande e bela missão foi muito bem cumprida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário