segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Tuna: tristeza também com a base

Findo a Copa Norte de Futebol Sub-20, penso que o técnico da Tuna Luso Brasileira, Carlos Lucena, tem muito pouco a aproveitar de nossa jovem equipe. No máximo quatro atletas e a meu ver nenhum com condição de ser titular.
É triste, lamentável, mas é a nossa realidade. Principalmente para quem é de uma geração já não muito nova como a deste escriba, em que todos os anos via a Tuna revelar de dois a cinco bons atletas. 
Hoje, nossas categorias de base não revelam ninguém e já há algum tempo não conseguem ganhar título algum.
Não sei, na realidade, se é falta de uma política errada dos que comandam o futebol geral dentro da Tuna, ou se a coisa está feia mesmo em termos de safra para não aparecerem craques ou mesmo bons jogadores, como os que foram revelados há poucos anos como Paulinho, Cleo, Ganso, Japonês, Dudu, Marlon, Thiago Cametá, Halace, Halison e outros que estão jogando nos muitos clubes do Pará, do Brasil e do mundo, como os irmãos Hálace e Halison, que atualmente jogam na China.
Na minha modesta avaliação, penso que a diretoria tem que rever a política posta em pratica nas categorias de base e até nas escolinhas, principalmente cobrando mais comprometimentos de diretores e dos profissionais que atuam como técnicos. É importante que não haja política de protecionismo, e que alguns jogadores sejam melhor avaliados, sem muita pressa e com um cuidado e até uma cautela maior. É importante lembrar, que o técnico de futebol, além do orientador profissional de bola, tem que trabalhar a parte física, o psicológico, o emocional e até a parte familiar do atleta. 
Nas partidas do Sub-20 vi jogadas infantis, como o zagueiro, sozinho, chutando a bola de qualquer maneira, podendo fazer uma jogada que resultasse em um lance mais produtivo para a equipe.
Acho que a

Tuna sub 20 não está bem. Fast campeão

A Tuna a meu ver não foi bem na Copa Norte Sub 20 de Futebol. Com três jogos dentro de casa a Águia só venceu uma partida, e isso de uma equipe sem nenhuma qualidade técnica, a do Vasco do Acre. O escore, podem crer, não me deu muitas esperanças nem expectativas de que o time estava bem. Fazer oito gols em um time sem técnica, não é muita coisa.
E a minha cisma veio no segundo jogo, contra o Santos do Amapá. A Tuna só conseguiu empatar, sem muito brilho. O resultado deixou este pobre escriba-torcedor desconfiado. mas mesmo assim fui ao terceiro jogo. Com um grupo de velhos e jovens cruzmaltinos estava lá, gritando, brigando, quase chorando, principalmente na segunda etapa, quando vi a equipe estar vencendo de 2 a 0 o Fast do Amazonas e deixar a equipe empatar e por pouco na vencer.
Faltou, a meu ver, no terceiro jogo contra o Fast, além de atletas de qualidade para saber segurar o placar, mas, principalmente, o dedo do técnico cruzmaltino, que não soube mexer, tampouco alimentar taticamente o time luso brasileiro quando vencia por 2 a 0.
Explico isso melhor: a Tuna na segunda etapa só foi à frente uma vez, quando chutou uma bola sem perigo nenhum para a meta fastiana. A Tuna ficou atrás, recuada, na defensiva, permitindo ao adversário toda a ousadia, e a certeza de que "vai dar". E o Fast se jogou com toda vontade para a frente e por pouco não marcou três ou mais gols na Águia. 
O Fast me encheu os olhos, assim como o Santos-AP. Ambas são equipes de qualidade e poderiam com certeza emprestar alguns de seus jogadores para a Tuna disputar a Segundinha. Mas tudo tem a ver.  Segundo comentários que ouvi, ambas possuem um incentivo financeiro muito bom, ao contrário da Tuna, que sabemos muitos dos atletas nem contrato possuem, o que é uma tristeza.
Sobre o resultado da final de ontem, achei justíssimo. Fast 2 Paysandu 0. Ganhou o melhor e como a Tuna não chegou lá, o título está em bom lugar.  

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Tuna Sub-20 pega o Paysandu na Curuzu

Assisti o jogo de ontem entre Tuna e Fast, do Amazonas, pela Copa Norte Sub-20.  Sinceramente, como me decepcionei com a apresentação da Águia na segunda etapa da partida. Depois de estar vencendo por 2 a 0 na primeira etapa, o time entrou completamente apático para o segundo tempo, sendo pressionado a todo momento pelos atacantes do Fast, ficando o ataque, meio de campo e defeza da Lusa baratinados.
Nessa batalha entre defensores e atacantes, o técnico da Tuna. Marabá, gesticulava, pedia para a equipe ir á frente, mas nada conseguia. 
A pressão do Fast resultou em dois gols rápidos, empatando a partida e ameaçando até de vitória, o que seria um desastre para a Tuna, uma vez que perderia até o segundo lugar, pois ficaria com quatro pontos, empatando com o Santos-AP, que ganharia a vaga pelo saldo de gols.
A Tuna conseguiu a classificação a custo muito elevado e o pior: pega o Paysandu amanhã na Curuzu, às 15,30h. Um castigo, embora não seja impossível vencer os bicolores, mas seria bem mais fácil se o adversário fosse o São Raimundo. E no Souza.


segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Prestação de Contas da Garagem Náutica -Janeiro a Junho de 2015

Como fazemos semestralmente, estamos publicando nossa Prestação de Contas da garagem Náutica do período que compreende os meses de Janeiro a Junho do corrente ano. Foi um período difícil, porque fizemos obras de pintura, concluímos os dois banheiros, a Copa, além de outras problemas que tivemos que solucionar, como transferências de atletas, despesas com regatas, café da manhã de atletas, etc. E tudo  com recursos que conseguimos com doações de abnegados companheiros cruzmaltinos que ajudam com os carnês e com apoio. São gente que ama e quer o melhor da Tuna, que não aceita por hipótese alguma a nossa Garagem fechar. Grande Beneméritos, Beneméritos, Conselheiros, associados, torcedores, todos unidos em prol de nossa Náutica. Mas enfim conseguimos fechar as contas, graças ao que conseguimos com a Feijoada, que nos deu um lucro de pouco mais de 6 mil reais. E ainda compramos a madeira para fazer a rampa, que ainda não foi iniciada por problemas de maré alta, mas penso que este mês finalizamos.
Lamentavelmente, alguns companheiros não estão colaborando cm os carnês, que são nosso sustentáculo. Precisamos segurar literalmente o barco, para não afundar. 
Mas agradecemos a todos pelo que estamos conseguindo. Vocês, colaboradores, GBs, Beneméritos, Conselheiros, membros da Confraria, torcedores, são a razão do nosso sucesso. Muito obrigado, em meu nome e dos companheiros Mário Mangas e Gerardo Monteiro.